O LTV, um acrónimo de Loan To Value Ratio, é o rácio empréstimo/valor. É um parâmetro expresso em percentagem que quantifica a relação entre o montante do empréstimo concedido e o valor do imóvel fornecido pelo emprestatário como garantia para o reembolso do empréstimo.
Varia de 0 a 100% (tecnicamente pode até ser superior a 100), e quanto mais alto for, maior será o risco da operação.
Como é calculado o LTV?
Suponhamos que um promotor precisa de 100.000 euros para financiar o seu projecto: renovação de um edifício no centro de Madrid, e que como garantia fornece um bem imóvel que possui avaliado em cerca de 200.000 euros.
O LTV neste caso seria de 100.000 euros / 200.000 euros = 50%
A garantia prestada pelo promotor é uma garantia hipotecária que será registada no registo predial correspondente e bloqueará qualquer operação que o promotor possa tentar realizar com o imóvel após a obtenção do empréstimo, salvaguardando com total segurança os interesses dos investidores no projecto, podendo executar esta garantia em caso de não pagamento por parte do promotor. Esta garantia hipotecária é muito mais robusta como garantia do que uma promessa de garantia hipotecária, do que uma caução de participações, do que um aval, do que uma elevação pública da dívida ou do que uma garantia pessoal do promotor.