O preço da habitação aumenta 10,8% em 12 meses
Os preços dos imóveis em Madrid dispararam no último ano. No passado mês de julho registou-se um aumento de preços de 10,8% face ao período homólogo. A subida de preços verificou-se em todas as áreas da capital e o preço médio do m2 subiu de 2.147 para 2.378m2.
Segundo dados do Banco de Espanha, o rendimento líquido médio anual situa-se nos 9,5% se consideramos o incremento do preço da habitação e as mais-valias procedentes do arrendamento.
No segundo trimestre de 2017 realizaram-se 119.408 operações de compra e venda. Do total de operações, 99.343 correspondem a imóveis usados e 20.065 são imóveis de nova construção.
De acordo com a Tinsa (consultora internacional de avaliações imobiliárias), adquirir um apartamento de 100m2 é aproximadamente 38.600 euros (média de preços) mais caro que há dois anos.
Por outro lado, devido à grande procura de imóveis e à escassa oferta em zonas como o bairro de Salamanca, o bairro mais exclusivo e com preços médios mais elevados da cidade, verifica-se uma deslocação dos investidores para zonas adjacentes como é o caso do bairro de Fuente del Berro. Este fenómeno tem sido vísivel um pouco por toda a cidade espanhola.
Além da valorização dos imovéis na capital, os dados apresentados pela Tinsa demonstram que o mercado imobiliário madrileno vive um ótimo momento, sendo que são apenas necessários 3,4 meses para vender um imóvel em Madrid, enquanto que a média nacional se situa nos 9,5 meses.
Outro dado que confirma a subida de preços do mercado de habitação é a percentagem necessária de rendimentos familiares brutos para pagar o primeiro ano de hipoteca na capital. Segundo a Tinsa, a taxa de esforço financeiro das famílias que adquiriram um imóvel nos primeiros seis meses de 2017 situou-se nos 22,9%, o que corresponde a uma subida de 2% face ao período homólogo. Esta percentagem é apenas superior na cidade de Barcelona, onde se registou uma taxa de esforço das familias de 25%.
Os especialistas consideram que estamos perante um excelente momento do mercado imobiliário de Madrid. Investir em imóveis na capital é uma opção segura e rentável.
Nova oportunidade em Alvarado, Madrid
Alvarado é uma oportunidade de compra e venda em apenas 12 meses no bairro de Tetúan em Madrid, e uma rentabilidade líquida estimada de 6,5%;
A oportunidade consiste no empréstimo a um promotor para compra, reforma, decoração completa e venda do imóvel.
Para investir em Alvarado clique aqui.