GARANTIA HIPOTECÁRIA

A Housers, desde o seu lançamento como plataforma de investimento imobiliário, continua a inovar com o objetivo de oferecer o melhor serviço e a melhor rentabilidade aos seus investidores.

Durante os últimos meses, expandimos o portfólio de investimento com Housers Green (projetos de energias renováveis), Housers Corporate (projetos empresariais), e agora lançamos projetos com garantias hipotecárias.

 

O QUE É A GARANTIA HIPOTECÁRIA?

A garantia hipotecária é o direito concedido aos investidores sobre um imóvel para que, caso o promotor não cumpra o compromisso de pagamento ou não pague a dívida, os investidores possam executar a garantia hipotecária para recuperar o seu dinheiro. A legislação que rege as Plataformas de Financiamento Participativo em Espanha impede-as de obterem garantias de qualquer tipo em nome dos investidores. Por esta razão, a Housers utilizará um Agente de Garantia nos seus projetos com garantias hipotecárias.

 

PARA QUE SERVE UMA GARANTIA HIPOTECÁRIA?

  • Proporcionar ao investidor um direito de garantia através do registo no Registo Predial após a assinatura no Cartório Notarial entre o Agente e o Promotor. Em caso de falta de pagamento, o investidor pode executar a garantia, colocar o imóvel em seu nome e vendê-lo ou explorá-lo para pagar a dívida.
  • Bloquear o imóvel, impedindo hipotecas que afetem a qualidade da dívida ou a alteração de propriedade durante a vida do empréstimo.

 

AGENTE DE GARANTIA

As PFP (Plataformas de Financiamento Participativo), de acordo com a legislação que as rege, não podem assumir garantias em nome dos investidores.

Desta forma, uma terceira entidade de confiança e respeitável assume a garantia em nome dos investidores e da custódia. Esta entidade é denominada o Agente de Garantia.

O agente de garantia recebe a garantia na presença do notário e evita que todos os investidores tenham de se deslocar para fazê-lo. Desta forma, os investidores enviam o agente de garantia para desempenhar as suas funções.

Em caso de execução da garantia, o agente de garantia, seguindo instruções dos investidores, pode realizar a execução, recuperar o máximo do imóvel e distribuí-lo através da plataforma para os investidores.

 

BONDHOLDER

No caso da Housers, o Agente de Garantias escolhido é Bondholders.

Bondholders é uma empresa profissional com mais de 25 anos de experiência na prestação de serviços de confiança empresarial independente e de agência de crédito. A empresa não está afiliada a nenhum grupo de serviços financeiros. Atualmente, satisfaz os requisitos de várias jurisdições internacionais, incluindo Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra ou Nova Iorque.

Têm uma vasta experiência nos setores financeiros (Bankia, Santander, Deutsche Bank), mas também trabalham com outros setores (FC Barcelona, El Corte Inglés, Vista Alegre, TAP Portugal, Telefónica).

 

QUEM DECIDE EXECUTAR A GARANTIA HIPOTECÁRIA?

Uma vez vencido o empréstimo, a execução dependerá exclusivamente dos investidores, que decidirão na Reunião de Credores, por maioria de votos, se executam o empréstimo, se preferem dar mais tempo ao promotor ou se realizam a reestruturação do empréstimo. Não há qualquer custo associado.

 

QUANTO DEMORA A EXECUTAÇÃO DE UMA GARANTIA HIPOTECÁRIA?

A execução de uma garantia hipotecária depende do tempo necessário para vender o imóvel dado em garantia. A localização e tipo do imóvel, o preço de avaliação do mesmo e outros fatores influenciam significativamente a situação.

Pode durar 2 anos, embora na maioria dos casos seja realizado mais cedo.

 

GRAN CANARIA: O PRIMEIRO PROJETO COM GARANTIA HIPOTECÁRIA

Inicialmente, esta nova tipologia de projetos será apenas lançada para promotores residentes em Espanha, embora a Housers já esteja a trabalhar para poder lançar o mesmo sistema de Agentes de Garantias em Itália e Portugal, adaptando a estrutura jurídica para estes países.

O primeiro projecto lançado com Garantia Hipotecária é o projeto “Gran Canaria”, que consiste num empréstimo de 600.000€ para financiar os gastos de construção e promoção de vinte apartamentos e um local comercial. A propriedade está situada num local privilegiado a 100 metros da praia de Las Canteras em Las Palmas de Gran Canaria. O empréstimo terá um período de 18 meses e juros anual para os investidores de 8%.