O ano de 2017 foi o ano da consolidação de Portugal e 2018 promete voltar a ser um ano de intensa atividade no país, especialmente em Lisboa e no Porto.

As principais cidades de Portugal têm assistido a uma verdadeira revolução: acentuadas renovações e melhorias dos centros e zonas privilegiadas das cidades, transformação das zonas públicas, fixação de empresas internacionais, abertura diária de novos estabelecimentos especialmente do setor da restauração e da hotelaria, como consequência do aumento do número de turistas…

Depois do êxito em Lisboa, a Housers chega ao Porto com Boss Smart City! A continuação explicamos-lhe as principais razões pelas quais investir no Porto é uma decisão acertada.

Mercado imobiliário do Porto

O ano de 2017 foi um ano de crescimento do setor imobiliário, não apenas impulsionado pelos compradores estrangeiros, seduzidos pela qualidade de vida e pelos benefícios fiscais, mas também pelos compradores portugueses que se mostram mais ativos.

Qualidade de vida, preços inferiores a outras cidades europeias, recuperação económica do país e o consequente aumento da empregabilidade são alguns dos fatores que têm contribuído para o crescente aumento de estrangeiros que procuram a cidade para visitar ou como segunda casa.

Nos últimos anos a cidade do Porto registou um aumento da procura, principalmente nas zonas do centro histórico e em zonas privilegiadas da cidade. No entanto, tal como acontece com Lisboa, a procura de imóveis de uso residencial é superior à oferta, abrindo caminho a um grande potencial para reabilitação e desenvolvimento de projetos de nova construção.

Segundo dados do INE, a região da área metropolitana de Lisboa e do Norte do país concentraram 64,3% do número total das transações de imóveis realizadas em 2017, um novo máximo registado.
Em valor, observamos também uma concentração das vendas de imóveis de habitação na Área Metropolitana de Lisboa e na região Norte, representando 70,9% do total do valor transacionado no país.

Turismo

O turismo tem desempenhado um papel fundamental como impulsionador da internacionalização de Portugal, e nomeadamente do Porto.

A cidade do Porto recebe anualmente 1,6 milhões de turistas e 4500 turistas por dia, o que corresponde a 8 turistas por morador segundo o Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT). A cidade conseguiu impor-se como um dos destinos de férias favoritos na Europa, impulsionada pelo enorme volume de voos de baixo custo que todos os dias aterram na cidade, preços atrativos e ampla oferta gastronómica e cultural.

Além disso, o aumento do turismo tem desempenhado um papel determinante no crescimento do setor imobiliário através da abertura de estabelecimentos hoteleiros e de alojamento local.

Abertura de escritórios e centros de serviços partilhados

São cada vez mais as empresas internacionais que escolhem Portugal para abrir escritórios e instalar centros de serviços partilhados que permitem otimizar recursos.

A elevada qualificação dos recursos humanos, facilidade de instalação no país, preços inferiores a outras cidades europeias, estabilidade e qualidade das infraestruturas estão entre alguns dos fatores que colocam Portugal como um dos países preferidos da Europa.

Entre as empresas que escolheram a cidade do Porto, destaca-se a empresa Euronext, que instalou um centro tecnológico na cidade, trata-se do maior centro da empresa desde do centro em França e acolhe 140 colaboradores. A dinamarquesa Vestas, empresa especializada em aerogeradores para parques eólicos também escolheu o Porto para instalar um centro de investigação de base tecnológica.

 

Invista na primeira oportunidade de Taxa Fixa no Porto, descubra todos os detalhes aqui.

 

Get the most out of your money!