Em Maio de 2019, a Housers foi pioneira na externalização da análise de risco dos projectos, em prol de uma maior neutralidade e transparência. Nessa altura, a empresa escolhida foi a Silva & Asociados, especializada em análise de risco. Foi criada uma metodologia exclusiva para a análise de projectos publicados numa plataforma de financiamento participativo.
Hoje podemos dizer, após 87 projectos publicados na nossa plataforma com a correspondente análise de risco, que este passo foi uma grande inovação dentro do sector do crowdlending: nenhuma plataforma o disponibiliza actualmente e mostra o compromisso da Housers para com os seus investidores.
Hoje decidimos dar um novo passo, criando um grupo de empresas que podem prestar este serviço sempre da mais alta qualidade, com os mais altos níveis de rigor e metodologia idêntica. O objectivo da criação deste grupo é:
- Reforçar a neutralidade e a transparência com diferentes fontes de análise de risco, todas baseadas na mesma metodologia comparável.
- Para reduzir o tempo de publicação de um projecto.
- Incorporar mais conhecimentos e experiência na análise de risco actual.
- Eliminar a dependência total de uma única empresa externa, tornando os preços de análise mais competitivos.
Quais são as empresas que compõem o grupo de análise de risco?
A partir de hoje, os scorings para cada projecto podem ser realizadas pelas seguintes empresas com as quais a Housers tem acordos:
Há mais de 15 anos que assessoram e intermediam com sucesso um grande número de transacções de avaliação de empresas e projectos em vários sectores, o que lhes permite compreender e analisar empresas de perfis muito diferentes, proporcionando uma visão externa, asséptica e profissional. Conta actualmente com mais de 120 empregados, 17 parceiros e 6 escritórios.
É uma empresa independente de consultoria financeira e estratégica em transacções empresariais. A equipa da Carlac Capital opera no mercado há mais de 20 anos, com experiência em empresas de alto nível no sector financeiro, em empresas industriais, e em capital de risco. Além disso, a equipa Carlac é apoiada por um comité de consultores estratégicos e de investimento com sucesso comercial comprovado no sector imobiliário. Entre as operações pendentes no sector imobiliário estão: a aquisição da Servihabitat, a compra de 115 estabelecimentos hoteleiros como garantia real ou o aconselhamento ao SOCIMI Grupo Lar espanhol na estrutura, avaliação e levantamento de capital para o investimento de um novo veículo centrado em activos residenciais.
Silva & Asociados
Sediada em Madrid, é composta por profissionais com vasta experiência em análise estratégica, cujo objectivo é fornecer aconselhamento de qualidade a pequenas empresas e empresas familiares, abrangendo todos os aspectos relacionados com o mundo do investimento, desinvestimento e financiamento. Entre os principais clientes da Silva & Associates estão ACCIONA INFRAESTRUCTURAS S.A., SACYR S.A., EROSKI, SCHWEPPES, KIA Espanha. Silva & Asociados actua sempre do ponto de vista do consumidor e, portanto, no nosso caso, do ponto de vista do investidor. Por conseguinte, é importante salientar que a estratégia da empresa pode proporcionar maior transparência e imparcialidade ao determinar a pontuação de um projecto. É com ele que temos vindo a trabalhar desde Maio de 2019.
Como funciona o scoring?
O scoring é define-se como a análise objectiva ou imparcial dos principais parâmetros de uma empresa, de um produto financeiro ou de um projecto de investimento, cuja finalidade é a obtenção de uma avaliação.
O objectivo é alcançar uma “Scoring global”. Para atingir este objectivo, é efectuada uma análise a 2 níveis:
- Análise estática: comparação de dados num momento fixo do tempo, incluído nesta secção: Promotor e Garantias. Quanto ao promotor, os dados tidos em conta são os seguintes:
- Experiência do promotor;
- Número de projectos do promotor;
- Rácios de liquidez;
- Rácios de endividamento;
- Rácios de gestão de activos;
- Rácios de prazo;
- Rácios de rentabilidade;
- Rácios de operacionalidade.
Em paralelo, é efectuada uma análise de garantia e, se o montante do empréstimo for abrangido, é aumentada uma categoria. Se o montante do empréstimo não for abrangido, uma categoria é reduzida.
- Análise dinâmica: os parâmetros a serem analisados são detalhados para cada tipo de projecto em cada um dos seus aspectos.
A classificação dos projectos será a mesma através de uma pontuação alfabética, muito semelhante à habitualmente aceite, cujos pormenores de níveis e qualidade são os seguintes:
Anteriormente a Maio de 2019, a pontuação era feita pelo Departamento de Risco Housers, que realizou uma análise abrangente de todos os riscos associados a qualquer uma das oportunidades.
Em que se baseava a pontuação de Housers?
Na Housers desenvolvemos um sistema de pontuação. Utilizando uma série de variáveis, foi dada uma pontuação mais alta ou mais baixa, dependendo do risco:
- 50% da classificação de risco veio da análise da oportunidade de um ponto de vista imobiliário;
- Localização
- Experiência do promotor
- Preço de venda
- Construção
- Preço de valorização
- Preço Big Data.
- Os outros 50% provêm da análise financeira;
- Índices financeiros
- Fundo capital
- Modelos de fiabilidade de crédito
- Garantias
E após esta análise, os projectos foram classificados da seguinte forma: