O portfólio de investimentos na Housers é o conjunto de investimentos em ativos tangíveis. Quando se trata de investir, é extremamente importante construir um portfólio de investimentos ajustado ao seu próprio perfil. Desta forma, poderá definir a  sua própria estratégia e a direção que pretende seguir para alcançar um portfólio ideal de investimentos. Esta estratégia terá como base os riscos reais que o investidor está disposto a assumir e as decisões de investimento.

Em qualquer caso, independentemente do seu perfil, os passos a seguir serão sempre:

  • Diversificar tanto quanto possível;
  • Reinvestir os benefícios produzidos para tirar partido do juro composto.

 

3 perfis principais de investidor

O perfil do investidor refere-se às características que orientam a sua estratégia de investimentos. Entre todas essas características, destaca-se a tolerância ao risco, ou seja, o risco que o investidor está disposto a assumir.

As características mais comuns que definem o perfil de um investidor são geralmente as seguintes:

  • Necessidades e objetivos de investimento atuais;
  • O horizonte de tempo do investimento;
  • Quando necessita recuperar o dinheiro;
  • O nível de risco que está disposto a assumir.

Além disso, o perfil do investidor é influenciado por uma série de fatores, os mais comuns são os seguintes:

  • A idade e o prazo do investimento. Desta forma, podemos definir quando o investimento começará a dar frutos;
  • Os rendimentos obtidos atualmente e no futuro;
  • As obrigações financeiras que temos. Quanto mais obrigações, menor é a capacidade de investir;
  • A quantidade total de capital que possuem e qual o impacto que o investimento terá;
  • Tolerância ao risco;
  • Conhecimento financeiro;
  • Rentabilidade esperada.

Tendo em conta os fatores mencionados, definimos 3 perfis principais:

Perfil conservador:

O investidor conservador é o menos tolerante ao risco, valoriza a segurança dos investimentos. Os instrumentos de investimento preferidos desta tipologia de investidor são aqueles que lhe dão segurança. Os ganhos potenciais são secundários.

Aplicado à Housers, um investidor conservador concentra os seus investimentos em oportunidades de Arrendamento*:

  • Representam a tipologia mais segura;
  • Permitem a venda do investimento a qualquer momento;
  • Proporcionam rendimentos mensais derivados do arrendamento. Além de um rendimento adicional derivado da venda do imóvel.

Este perfil geralmente é formado por pessoas que procuram tranquilidade e segurança. Encontramos jovens com os seus primeiros rendimentos, pessoas com famílias para apoiar ou dívidas para cobrir, bem como reformados que pretendam complementar a pensão. É uma alternativa para economizar a longo prazo sem grandes preocupações.

Perfil moderado:

Este perfil continua a ser cauteloso com as suas decisões, mas admite um risco moderado para aumentar os seus lucros. Tende a manter um equilíbrio entre rentabilidade e segurança.

Na Housers, a estratégia poderia ser a criação de um portfólio que combine oportunidades de Arrendamento, Investimento e, em menor escala, Taxa Fixa. Desta forma, conseguiremos um portfólio de investimentos equilibrado, onde as oportunidades de Arrendamento continuam a ter maior peso. Ao mesmo tempo, podemos maximizar os rendimentos, adicionando investimentos em oportunidades de Investimento e Taxa Fixa, que geralmente concedem taxas de juros mais elevadas.
Dentro desta categoria, encontramos pessoas com rendimentos estáveis e boa capacidade de investimento.

Perfil audaz:

Este perfil caracteriza-se pela disposto a assumir um maior risco em troca de maiores benefícios.
São geralmente pessoas com elevada capacidade económica e rendimentos moderados a altos. Também é fácil encontrar pessoas solteiras ou mesmo sem filhos, com idades compreendidas entre os 30 e 40 anos.
Sem deixar de lado a importância da diversificação, o objetivo para maximizar os rendimentos passa por construir um portfólio que inclui aproximadamente 70% dos investimentos em oportunidades de Investimento e Taxa Fixa.

Trata-se de uma estratégia de investimentos a médio prazo. No entanto, é fundamental direcionar uma parte dos investimentos a oportunidades de Arrendamento para aproveitar os retornos e a segurança desta tipologia, e ao mesmo tempo conseguir uma pontuação média aceitável.

E você, qual é o seu perfil de investidor?

 

Get the most out of your money! 

 

*antes denominado “projeto de Poupança”