Quando chega o mês de janeiro é necessário voltar à realidade e enfrentar os desafios do novo ano que começa. É urgente reduzir as despesas, equilibrar orçamentos e estabelecer resoluções. Mas nem sempre é fácil, especialmente num mês em que parece que todos os gastos se acumulam.

Possuir um pé-de-meia é a solução fácil e eficiente para solucionar estas preocupações e enfrentar com maior tranquilidade o mês de janeiro. Para esta tarefa conte com a ajuda da Housers e usufrua de rendimentos mensais derivados do investimento em ativos imobiliários.

Com a recente crise económica, o setor imobiliário espanhol assistiu a uma queda dos preços da habitação. No entanto, nos últimos cinco anos o mercado imobiliário tem vindo a registar um aumento contínuo de preços e as previsões indicam que esta tendência continuará em 2018.

A continuação apresentamos-lhe as previsões de vários especialistas do mercado imobiliário espanhol para 2018.

Preços da habitação em Espanha

Vários especialistas do mercado imobiliário espanhol esperam  um aumento médio de 5% a 10% nas principais cidades em 2018.
Este aumento de preços contribuirá será determinante para o dinamismo do mercado e manifestar-se-á tanto nas operações de compra e venda como nas operações de arrendamento.

“Os preços vão subir mais de 10% em Madrid e Barcelona”, diz Juan Riestra da agência Newnam Aguirre. O especialista acredita que em 2018 os preços da habitação continuarão a subir com médias de 6,7%. Nas grandes cidades o aumento pode chegar a dois dígitos. “Em relação a operações de compra e venda, esperamos um crescimento de 15% que será influenciado pela melhoria da economia espanhola”.

Nos gráficos abaixo podemos observar a subida de preços da habitação em Espanha.

Fatores de influência

O portal Fotocasa, acredita que o setor da construção nova será o protagonista do ano em Espanha, acompanhando a tendência do último trimestre do ano passado. Beatriz Toribio, responsável pelo departamento de estudos do Fotocasa, acredita que os preços da habitação continuarão a subir, influenciados pelo contexto económico favorável do país.

Por outro lado, vários especialistas reconhecem que a situação na Catalunha continuará a afetar o mercado, como é o caso de José Garcia Montalvo, professor de Economia Aplicada da Universidade Pompeu Fabra, que afirma que “quaisquer alterações serão alimentadas pela incerteza política vivida na Catalunha “. Independentemente disso, acredita que Barcelona terá um grande impacto na proporção de investidores e compradores de apartamentos.

Por último, Ferran Font, Diretor de Estudos do portal imobiliário Pisos.com, comenta: “Os rendimentos positivos, a criação de emprego e a subida de preços do arrendamento contribuirão para o bom momento das operações de compra e venda em 2018, seguindo a tendência de subida e atingindo o valor de meio milhão de casas vendidas em 2018.”

Em suma, os especialistas do mercado imobiliário preveem um aumento da concessão de hipotecas, um aumento do preço das casas, além de um aumento de imóveis de nova construção.

As previsões dos especialistas confirmam a “boa saúde” do mercado imobiliário espanhol e demonstram que os investimentos em ativos imobiliários são uma aposta segura e rentável.

Comece agora a investir em ativos imobiliários em Espanha, conheça as oportunidades disponíveis na Housers aqui.

 

Este post foi realizado com base num artigo do Jornal Expansão (Espanha), o artigo completo pode ser consultado aqui.