A partir deste mês, lançaremos um novo sistema de Scoring, que passará a classificar os projetos financiados na Housers.
Com esta mudança, pretendemos aumentar ainda mais a transparência associada ao processo de atribuição do scoring Housers, bem como melhorar o funcionamento do mesmo.
Quem determina o Scoring?
De modo a que o Scoring apresentado seja completamente imparcial, recorremos a uma empresa independente especialista em análise estratégica e financeira, a Silva & Asociados, com sede em Madrid, que é agora a responsável pela atribuição da pontuação aos projetos publicados na plataforma Housers.
A empresa é composta por uma equipa de profissionais com longa experiência na área em questão, cujo objetivo é garantir um estudo de qualidade preciso e abrangente, analisando todos os aspetos relacionados com o mundo dos investimentos, desinvestimentos e financiamentos.
A Silva & Asociados atua sempre em prol do consumidor e, portanto, neste caso, do investidor. É uma sociedade com provas dadas na sua área de atuação e com clientes tão importantes como a Iberdrola, a KIA, a BP ou a KPMG.
Como funciona o novo Scoring?
Como referimos acima, com a implementação do novo Scoring, queremos oferecer aos nossos investidores uma avaliação de risco ainda mais objetiva e imparcial, para que a tomada de decisão seja feita em plena consciência e baseada em informação exata e precisa. Para garantir isso, Silva & Asociados elabora dois tipos de análise:
– Análise estática: consiste na análise dos dados disponíveis num determinado momento, referentes ao promotor e às garantias. Em particular, são eles:
- Experiência do promotor;
- Número de projetos lançados pelo promotor;
- Taxa de liquidação;
- Rácio dívida/fundos próprios;
- Taxa de gestão de activos;
- Taxa de duração;
- Taxa de retorno;
- Taxa de operação.
Paralelamente, é igualmente efetuada uma análise das garantias: se o montante do empréstimo for coberto pela garantia, ser-lhe-á atribuído um scoring mais alto. Caso contrário, ser-lhe-á atribuído um scoring mais baixo.
– Análise dinâmica: consiste na análise dos dados disponíveis num determinado momento, desta vez referentes ao próprio projeto. Eis uma tabela que explica quais as variáveis que são analisadas para cada modalidade.
O resultado de ambas as análises é um Scoring que define a qualidade da oportunidade de investimento, classificado de AAA (ótima) a C (questionável). É esta a pontuação proposta pela S&A, por ordem alfabética:
Nos próximos dias, publicaremos o primeiro projeto classificado com o novo sistema de Scoring. Fique atento às nossas oportunidades em fase de financiamento!