Iberinform, do grupo Crédito y Caución, elaborou uma lista com as 834 empresas gazela que, com menos de 5 anos de vida, apresentam a maior taxa de crescimento em Espanha. Para tal, cruzou dados do Registo Mercantil e estudou o comportamento destas empresas. Para uma empresa ser considerada gazela deverá apresentar uma taxa de crescimento de mais de vinte por cento em cada um dos últimos três anos, um volume de negócios superior a meio milhão de euros e empregar dez ou mais empregados.
Estima-se que existam cerca de 30.000 empresas gazela em Espanha, a maioria localizada em Madrid e na Catalunha. São empresas que cresceram rapidamente num curto espaço de tempo e que criam mais empregos do que outras empresas com características semelhantes.
Ranking das empresas gazela
A Housers está em 17º lugar no ranking das pequenas e médias empresas com a maior taxa de crescimento, segundo a notícia publicada no dia 19 de janeiro de 2020 no jornal El País. Esta notícia deixa-nos muito orgulhosos e confirma mais uma vez a confiança dos nossos investidores num modelo de negócio inovador e em constante crescimento.
Os setores mais representados
Existe a ideia de que os setores tecnológicos são os mais representados, no entanto dados demonstram que estas empresas atuam numa enorme variedade de setores.
Segundo Ignacio Jiménez, diretor da Iberinform em Espanha, as gazelas continuam a operar em setores tradicionais. Apenas uma minoria está focada nos setores mais inovadores, como o comércio electrónico, as TIC ou a biotecnologia.
Desde o início da nossa atividade, os investidores da Housers já investiram mais de 110 milhões de euros em projetos imobiliários em Espanha, Itália e Portugal. Os promotores devolveram mais de 38 milhões de euros. Financiámos 265 projetos com mais de 110 milhões capturados e já concluímos até 65 obras com uma rentabilidade média de 9,22%.
O nosso último desafio foi o lançamento da Housers Corporate, uma nova área de negócios que consiste no financiamento de projetos empresariais. A Housers Corporate surge para expandir o nosso portfolio de investimentos e facilitar o acesso ao crédito para as empresas. Em 2019 também lançámos a Housers Green, focada em apoiar as energias renováveis.