Diversificar o portfólio é uma regra fundamental para diminuir o risco dos seus investimentos. Para que possa visualizar os seus investimentos de forma simples e intuitiva, desenvolvemos um Índice de Diversificação, disponível na sua área privada.

O índice de diversificação da plataforma utiliza as seguintes variáveis:

  • Número de investimentos;
  • Distribuição geográfica;
  • Montante dos investimentos;
  • Tipologias de ativos;
  • Tipos de operações.

De acordo com estas variáveis obterá uma qualificação de 0 a 100, com base nas variáveis mencionadas anteriormente.
Talvez apenas tenha investido numa tipologia de ativos, numa única operação de investimento ou talvez tenha realizado todos os investimentos na mesma cidade… Se deseja conhecer o seu índice de diversificação chegou ao lugar certo!

Como funciona o Índice de Diversificação?

A avaliação individual de cada uma das variáveis oferece como resultado uma pontuação global. Um portfólio de investimentos diversificado deverá situar-se sobre os 75/100. As pontuações inferiores supõem que o seu portfólio de investimentos não está suficientemente diversificado, pelo que deverá alterar a sua estratégia de investimentos com o objetivo de melhorar as variáveis com pior avaliação.

Para melhorar a avaliação global do seu Índice, deverá identificar no gráfico as variáveis com avaliação mais baixa. Dependendo das variáveis deverá definir uma ou outra estratégia.
Cada um dos inputs possui uma informação distinta. No entanto, seguindo umas regras simples, é possível conseguir que os seus investimentos melhorem substancialmente o seu índice. A continuação descrevemos cada uma das variáveis e propocionamos-lhes alguns conselhos básicos para melhorar em cada área concreta.

Conselhos para melhorar o seu Índice de Diversificação

Tipos de Operação:

Neste caso, a avaliação obtém-se em função do tipo de investimentos: Arrendamento*, Investimento e Taxa Fixa. 
Cada tipologia de investimento possui as suas próprias caraterísticas e riscos. Acumular uma grande parte dos seus investimentos numa única tipologia com base na rentabilidade ou no prazo constitui um portfólio pouco diversificado.
Invista em todas as tipologias, de forma a que 60% do total dos seus investimentos esteja distribuído em oportunidades de Arrendamento. Estas oportunidades apresentam o Scoring mais favorável (menor risco), proporcionam rendimentos mensais e além disso possuem a TIR média histórica mais elevada de todas as operações, 11,92% até ao momento.

Número de investimentos:

Refere-se ao número de oportunidades em que investiu. Quantos mais investimentos realize, maior pontuação obterá.
O nosso conselho é que invista em pelo menos 10 oportunidades distintas para conseguir uma boa classificação.

Distribuição geográfica:

Esta variável refere-se à localização dos seus investimentos. É importante que não concentre todos os investimentos numa única cidade.
É importante que grande parte dos seus investimentos se concentrem nas grandes capitais, como Madrid, Lisboa e Milão, no entanto, não deverá descartar as rentastes localizações.
Deverá distribuir o seu dinheiro pelas várias oportunidades disponíveis na Housers e pelas novas localizações que vamos introduzindo na plataforma.

Montante dos investimentos: 

Trata-se de quão equilibrado esteja o capital investido em relação ao total de investimentos.
Por exemplo, se o seu investimento total na Housers é 10 000 euros, para conseguir uma boa pontuação nesta área, deverá distribuir entre 5 e 10 oportunidades, investindo entre 1000 e 2000 euros por oportunidade.
É muito importante que não concentre todo o capital em poucas oportunidades para reduzir o risco.

Tipologias de ativos:

Esta variável está relacionada com a classe de ativo em que investe. As diferentes classes são:
• Habitação;
• Local comercial;
• Nova construção.

Para obter uma boa pontuação nesta variável é muito importante que distribuía os seus investimentos entre todas as tipologias. Não basta concentrar o seu capital em poucas oportunidades, é necessário distribuir o seu capital por diferentes classes de ativos.

Em resumo, para conseguir um portfólio diversificado e obter uma boa pontuação deverá:

  • Distribuir cerca de 60% dos seus investimentos em Arrendamento, a tipologia mais rentável e com melhor Scoring de momento.
  • Investir em pelo menos 10 oportunidades diferentes e investir em todas as classes de ativos.
  • Distribuir o montante dos seus investimentos de forma equilibrada para não acumular uma grande quantidade de dinheiro numa única oportunidade e possuir uma presença escassa nas restantes.
  • Estar presente em todas as cidades disponíveis na Housers e dar mais importância às grandes capitais.

 

Para conhecer as oportunidades disponíveis clique aqui.

Get the most out of your money!

*antes denominado “projeto de Poupança”